sábado, 25 de junho de 2011

Tradicional guerra de espadas deixa 66 feridos


A prática de lançar rojões foi proibida pela Justiça, a pedido do Ministério Público do estado. Mesmo assim, os moradores participaram da brincadeira perigosa. Ninguém foi preso.
Dez pessoas já foram detidas e encaminhadas para a delegacia de Cruz das Almas por fazer uso de espadas até as 22 horas desta sexta-feira (24), segundo dia oficial dos festejos juninos na cidade baiana.
De acordo com a delegada Ívia Vidal, todos os presos foram liberados após prestarem esclarecimentos sobre o uso dos fogos de artifício nas ruas da cidade, e responderão pelo crime de menor potencial em liberdade após desobedecerem determinação da juíza Luciana Amori, que acatou pedido do Ministério Público Estadual no último dia 16.
Polícia militar apreende 384 espadas após denúncia de juíza,todos os presos eram homens entre 25 e 35 homens. Segundo a delegada, não houve necessidade de confronto e uso de força com os "espadeiros" porque eles "estão apenas lutanto para perservar uma tradição", não havendo criminosos entre eles. Ainda segundo Ívia Vidal, a decisão de não manter presas as pessoas flagradas soltando as espadas foi tomada após uma reunião entre as polícias civil e militar e a Vara Crime do município.
A delegada também ressaltou que não estão acontecendo guerras entre "espadeiros" e que os fogos estão sendo utilizados em áreas periféricas da cidade, principalmente nos bairros de Itapicuru, Estrada de Ferro e Coplan.
Informações TV Bahia

Gil canta e baila em Maria Quitéria

Ao som de grandes sucessos da música nordestina, o público do São João de São José foi ao delírio na noite desta sexta-feira (24). O cantor Gilberto Gil não deixou ninguém parado no distrito.
O renomado artista trouxe para Feira de Santana o show “Fé na Festa”, recheado de ingredientes juninos e levantou a poeira na praça principal de Maria Quitéria. O show foi marcado por muita alegria e emoção.
Gil trouxe para o palco sucessos de Luiz Gonzaga e canções de sua autoria nos estilos forró, MPB e reggae. “Cantar em festas juninas é sempre um prazer diferenciado, porque o São João é o meu xodó. E voltar a Feira de Santana depois de muitos anos é uma grande emoção”, declarou Gilberto Gil.
O prefeito Tarcízio Pimenta enfatizou a importância de proporcionar alegria ao público. “É um imenso prazer trazer para o nosso público um artista renomado como Gilberto Gil”, ressaltou.