sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Mário Kertész é multado outra vez


A Justiça Eleitoral na Bahia acatou a representação do Ministério Público Eleitoral e condenou Mário Kertész ao pagamento de multa no valor de R$ 6,6 mil por propaganda eleitoral antecipada. O réu também está proibido de promover sua imagem em outdoors. Foi determinada ainda a retirada imediata da propaganda que divulga a entrevista a ser realizada por ele com Frei Beto, fixando multa diária no valor de R$ 100,00, em caso de descumprimento.
A ação que resultou na decisão foi proposta a partir de uma das diversas representações encaminhadas pelo procurador Regional Eleitoral Sidney Madruga ao Núcleo de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Eleitoral, no Ministério Público do Estado da Bahia. O procurador pede a investigação das placas que exibem, em destaque, a imagem do pré-candidato à prefeitura de Salvador.
Segundo a sentença, “embora não se observe pedido explícito de voto, está evidente que a sua conduta revela-se instrumental e potencialmente preordenada a alavancar pretensões políticas no prélio que ocorrerá no próximo ano, em afronta ao regramento estabelecido para a propaganda eleitoral”.

Confirmado mais um casa caso de meningite na Bahia


HEC
O Laboratório Central do Estado (Lacen) confirmou que o caso da jovem de 16 anos que deu entrada na Policlínica do Feira X, no último domingo (18), trata-se mesmo de meningite meningocócica. A confirmação foi enviada pelo Lacen na tarde de terça-feira (20) e, de imediato, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), realizou todas as medidas com uso de medicamentos (quimioprofilaxia) para prevenir as pessoas que tiveram contato com a paciente.
A jovem encontra-se internada no Hospital Estadual da Criança e apresenta quadro estável. Alguns familiares, amigos e profissionais de saúde da policlínica foram submetidos à quiomioprofilaxia, feita com uso de antibióticos que garantem a quebra de transmissão da doença. Conforme explica a chefe da Viep, Janice Estrela, todas as medidas foram adotadas adequadamente pela equipe da Viep em tempo hábil.
“Assim que recebemos o resultado laboratorial, iniciamos a busca ativa das pessoas que tiveram um maior contato com a jovem. Técnicos da Viep continuam monitorando o caso, atentos a qualquer sintoma que possa ser apresentado por uma das pessoas mais próximas a paciente. A medida contribui para um diagnóstico precoce e favorece o tratamento da doença, que pode evoluir para cura e não deixar seqüelas”, salienta.
Com a confirmação do Lacen, o número de casos de meningite de todas as etiologias (viral, bacteriana e fúngica) registrados em Feira de Santana sobe para 18. Ainda assim, observa Janice Estrela, o total de caso continua sendo menor do que os registrados nos anos anteriores – 33 em 2009 e 35 em 2010.
“A população não precisa ficar desesperada, pois Feira não enfrenta surto da doença. Percebemos que alguns casos registrados estão relacionados à participação das vítimas em festas, que concentram uma grande aglomeração de pessoas. Mas a Viep tem atuado de forma satisfatória no monitoramento dos casos e na quebra da cadeia de transmissão da meningite, evitando assim que outros munícipes se tornem vítimas da doença”, ressalta.
Ela lembra que duas vacinas são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para garantir a imunização de crianças menores de dois anos. “Os pais e responsáveis por crianças incluídas nesta faixa etária podem encontrar as vacinas nas unidades de saúde do município e assim atualizar o cartão vacinal delas”, pontua.

Guarda Municipal garante segurança no comércio



Prepostos distribuídos nas avenidas e praças do Município 

Em conjunto com a Polícia Militar e Polícia Civil, a Guarda Civil Municipal está realizando a Operação Natal diariamente, das 9 às 19 horas. Para manter a segurança e tranquilidade dos consumidores durante as compras natalinas, 60 guardas percorrem 14 pontos do Município, entre ruas, praças e avenidas.
Segundo o comandante da Guarda, Marcos Vinícius Alves, a equipe está distribuída nas Praças Coronel Tertuliano Almeida (Kalilândia), Monsenhor Renato Galvão (Matriz), João Barbosa de Carvalho (Fórum) e do Tropeiro, além do Centro de Abastecimento, Terminal de Transbordo Central, rua Cupertino Lacerda, avenidas Getúlio Vargas e Senhor dos Passos.
O roteiro também inclui o Terminal Rodoviário de Feira de Santana, ruas Desembargador Filinto Bastos (antiga Rua de Aurora) e Marechal Deodoro, e as Praças do Nordestino e Bernardino Bahia. “Fazemos a ronda enquanto o comércio está aberto. Às vezes passamos das 19 horas e percorremos, principalmente, a Marechal Deodoro”, disse Alves.
A Operação Natal se estende até este sábado (24) e, na segunda-feira (26), a equipe dará início à Operação Ano Novo, além de realizar um balanço da ação anterior. Os trabalhos da próxima semana vão se estender até o dia 31 de dezembro.