quarta-feira, 7 de março de 2012

Homenagem dupla para Paulo Aquino


Paulo Aquino: Estas homenagens eu as divido com o meu filho Rafael (Foto: Arquivo)

Vice-prefeito de Feira de Santana, Paulo Aquino será agraciado nesta quarta-feira 7, pela Câmara Municipal com o Título de Cidadão Feirense e com a Medalha Maria Quitéria - honrarias concedidas pela edilidade feirense a personalidades que através das suas atividades contribuíram para o conjunto da sociedade local.
Distinguido por todos que se relacionam com ele pela sua natureza cordata e sempre bastante gentil, Paulo Aquino nasceu em Salvador e viveu parte da infância em Santo Amaro da Purificação, antes dos seus pais se transferirem para Feira de Santana.
O envolvimento do vice-prefeito com a cidade que o homenageia é tão natural que muitos que o conhecem desde menino tomaram como surpresa o anúncio de que ele seria agraciado pela Câmara Municipal com o título de cidadão, já que Aquino sempre fora considerado um feirense nato.
Formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Feira de Santana(Uefs) e Publicidade e Propaganda pela Unidade de Ensino de Feira de Santana (Unef), Paulo Aquino exerceu as funções de chefe de Gabinete da Uefs, entre os anos de 1980 a 1989, na gestão do reitor José Maria Nunes Marques.
Ainda na esfera pública, Paulo Aquino atuou como chefe de Gabinete do Centro de Desenvolvimento Industrial (Cedin), atual Sudic, organismo ligado à Secretaria da Indústria e Comércio do Governo do Estado da Bahia, responsável pelo ordenamento e a implantação do pólo industrial de Feira de Santana.
Paulo Aquino estreou na política feirense aos 23 anos de idade, elegendo-se para Câmara Municipal, onde teve atuação destacada entre os anos de 1982 a 1989. Como vereador exerceu os cargos de vice-presidente do Legislativo e 2º secretário da Mesa Diretora da Câmara. Neste mesmo período, presidiu a Juventude Democrata Social (JDS), agremiação política que ajudou a criar no Município.
O atual vice-prefeito de Feira de Santana também emprestou os seus conhecimentos à luta pela redução do índice de analfabetismo em Feira de Santana e região, tendo presido, a convite do governo José Falcão da Silva, o Movimento Brasileiro pela Alfabetização (Mobral).
Bem articulado em vários setores da sociedade, Paulo Aquino teve passagem brilhante como presidente do Clube de Campo Cajueiro, uma referência na vida social de Feira de Santana.
A partir de 1993, passa a atuar na iniciativa privada, tendo a oportunidade de absorver um pouco da experiência e dos conhecimentos de um dos maiores nomes do setor varejista do país, o empresário Mamede Paes Mendonça.
Na rede de Supermercados Paes Mendonça, Paulo Aquino desenvolveu atividades no setor comercial, como gerente administrativo e financeiro da matriz da empresa, em Salvador.
Católico praticante chegou a coordenar a Festa de Santo Antônio promovida pela Igreja dos Freis Capuchinhos, onde costuma freqüentar.
Paulo Aquino é casado com a empresária Lúcia Helena. O casal tem como filhos Mariana, bacharela em Relações Públicas, e o jovem Rafael, falecido em 2011.
A data da homenagem foi escolhida por Aquino por ser o dia em que seu filho Rafael completaria 21 anos de idade. Paulo Aquino encontrou conforto espiritual para a perda do filho na sua religiosidade, e ressalta que "todas estas homenagens serão divididas com Rafael, porque ele era um jovem preocupado com questões públicas e um grande incentivador da minha trajetória política", ressaltou.
As homenagens que a Câmara Municipal presta o vice-prefeito Paulo Aquino originaram de Projeto de Lei do vereador democrata Luiz Augusto de Jesus, o Lulinha, acatado por unanimidade por seus pares do Legislativo feirense.
(
Com informações de Jorge Magalhães)