quarta-feira, 23 de março de 2011

Morre Elizabeth Taylor aos 79 anos


Morreu nesta quarta-feira (23), em Los Angeles, aos 79 anos, a atriz Elizabeth Taylor. A informação foi confirmada por sua agente.
Ela estava internada havia seis semanas no hospital Cedars-Sinai, com quadro de insuficiência cardíaca congestiva, que ela enfrentava desde 2004. A doença impede o coração de bombear sangue suficiente para suprir as necessidades dos outros órgãos.
Em 2009, foi submetida a uma cirurgia para substituir uma válvula defeituosa no coração. Ela usava cadeira de rodas havia mais de cinco anos para lidar com uma dor crônica.
"Minha mãe era uma mulher extraordinária que viveu a vida ao máximo, com muita paixão, humor, e amor. Apesar de sua morte ser devastadora para aqueles que a mantiveram tão próxima e de forma tão querida, sempre seremos inspirados por sua contribuição duradoura", disse o filho da atriz, Michael Wilding, em comunicado.

G1

Está tudo em casa


Para o vereador Ronny (PMN-foto), o shopping Boulevard está fazendo de Feira de Santana a sua casa. Segundo ele, uma rua que está sendo fechada com piquetes para entrada de veículos. “Não podemos permitir que esse shopping faça de nossa cidade o quintal de sua casa”, bradou. Ronny disse que vai cobrar diariamente da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito que uma providencia seja tomada. Ele considerou curioso o fato da situação estar acontecendo tão perto da sede da SMTT.

Karoliny Dias)
Blog Jair Onofre

China endurece leis antifumo e faz novas exigências a estabelecimentos


PEQUIM - A nova regulamentação contra o consumo de tabaco na China, o país com o maior número de fumantes do mundo, obrigará os estabelecimentos públicos a realizar campanhas antitabaco e utilizar seus funcionários para tentar dissuadir os fumantes, informou o Ministério da Saúde chinês.
As medidas, que entrarão em vigor em 1º de maio, proíbem o fumo em locais fechados de uso público, o que a China tenta pôr em prática - com pouco êxito, por enquanto - desde que em 2003 assinou o Convênio Marco da Organização Mundial da Saúde para o Controle do Tabaco.
A nova regulação também obriga os estabelecimentos a colocar claros sinais de não fumar à vista dos clientes, e os proíbe de ter máquinas para a venda de tabaco a varejo.
Os estabelecimentos poderão ter locais especiais para fumantes, mas estes "não poderão ocupar o caminho das pessoas", assinala a regulação, que não deixa claro se estas áreas devem ficar totalmente isoladas ou não.
A China fabrica 42% do tabaco do mundo e seus 350 milhões de fumantes (mais de um quarto da população) consomem 2,2 trilhões de cigarros por ano, um terço do total mundial, afetando ainda cerca de 540 milhões de fumantes passivos (dos quais 180 milhões são menores de idade).
Estudos da OMS assinalam que 1,2 milhão de pessoas morrem na China por doenças relacionadas com o tabagismo todos os anos, e advertem que o número pode aumentar para 3,5 milhões em 2030 se não for feito nada para evitar isso.

Prefeitura e estudantes discutem transporte


Audiência será agendada para os próximos dias
O prefeito Tarcízio Pimenta e representantes de estudantes secundaristas e universitários vãos discutir o transporte público coletivo realizado por ônibus em Feira de Santana. A audiência, em data ainda a ser confirmada, foi definida durante reunião entre secretários municipais e um grupo de alunos, no final da tarde desta terça-feira (22), no Paço Municipal Maria Quitéria.

O chefe de Gabinete do prefeito, Milton Britto, ressaltou a disposição do Governo Municipal em abrir um canal de diálogo com os estudantes a fim de discutir a pauta apresentada sobre questões relativas ao transporte coletivo. Também esteve presente o secretário de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mizael Freitas.

O grupo de alunos, formado por cinco estudantes secundaristas e mais dois universitários, reivindicam a inclusão da Associação Municipal de Estudantes Secundaristas de Feira de Santana (AMES-FS) como membro do Conselho Municipal de Transportes, a discussão da planilha de custos da passagem do transporte coletivo e a proposta de aumento apreciada pelo conselho na última reunião, mas que ainda não foi autorizada pelo Governo Municipal. Também na pauta a qualidade do serviço.

Representando o prefeito Tarcízio Pimenta, o chefe de Gabinete Milton Britto observou que as reivindicações serão analisadas pelo chefe do Executivo Municipal e que uma audiência com os estudantes será marcada para dentro em breve.

Já o secretário municipal Mizael Freitas solicitou aos estudantes que mantivessem o canal de diálogo com o Governo Municipal, de forma ordeira, evitando atritos.