terça-feira, 29 de novembro de 2011

TRE multa Mário Kertész por propaganda antecipada

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) multou em R$ 5 mil o radialista Mário Kertész por suposta propaganda política antecipada, pelo fato de ele ter espalhado vários outdoors pela cidade com sua fotografia. Os cartazes fazem parte da campanha de divulgação do programa radiofônico “MK Entrevista”, no qual o radialista e ex-prefeito de Salvador entrevista personalidades. Mário Kertész disse que vai recorrer da decisão.
Essa é a primeira multa do TRE contra um pré-candidato à sucessão municipal de Salvador em 2012. Patrocinador da ação, o procurador eleitoral Sidney Madruga, alegou que a imagem de Mário Kertész está muito grande no outdoor e seu nome é mais destacado que o dos  entrevistados.
A Procuradoria Eleitoral entendeu que o radialista Kertész estaria realizando propaganda eleitoral antecipada, mesmo ainda não tendo confirmado sua candidatura a prefeito de Salvador. Contudo, a simples possibilidade de o radialista disputar o pleito pelo PMDB, manifestada nas várias entrevistas que concedeu sobre o assunto, foram suficientes para o TRE entender que ele teria cometido uma irregularidade.
“Defunto” - Mário Kertész encarou com bom humor a sentença. “Será que, se eu não for candidato vão devolver o dinheiro da multa?”, indagou, ironizando: “Eu posso virar defunto, por exemplo (antes da eleição)”. Ele disse que vai continuar recorrendo em todas as instâncias possíveis para não deixar de usar os cartazes. Informou que, embora o último cartaz do ano seja o que está na cidade por esses dias, anunciando a entrevista com o maestro João Carlos Martins, ocorrida na noite desta segunda,28, em 2012 vai continuar com outdoors no mesmo estilo divulgando as próximas entrevistas.
No seu blog, o radialista postou a seguinte mensagem sobre a decisão: “Fui multado hoje em R$ 5 mil pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). De acordo com a ação da Procuradoria Regional Eleitoral, realizei campanha eleitoral antecipada com a publicidade do projeto ‘MK Entrevista’. O procurador eleitoral Sidney Madruga considerou que a minha imagem nos outdoors espalhados pela cidade, anunciando o primeiro evento, era muito grande”.
Fixar imagem -  No acórdão (texto) da decisão  do TRE, o órgão assinala que  “o que se privilegia no outdoor, repise-se, é a exposição da imagem do representado, ficando o texto do anúncio em segundo plano, juntamente com o entrevistado, que deveria merecer, no mínimo, igual destaque, mas que, à primeira vista, passa praticamente desapercebido.” Madruga convenceu os juízes de que “dentro do contexto da pré-candidatura de Mário Kertész, o exagero da fotografia exibida deixa clara a intenção de fixar, no inconsciente popular, a imagem do pré-candidato”.
O procurador diz ainda que embora a placa a que se refere a ação já tenha sido retirada, a decisão “inibe a prática da propaganda antecipada e alerta os pré-candidatos para a importância de respeitar a legislação eleitoral”. Madruga alertou: “Todas as campanhas ilícitas veiculadas por ele ou por qualquer outro pré-candidato são e serão alvo de representação, e a população é bem-vinda para denunciar”
fonte A Tarde.

FIEB implantará unidade de ensino em Feira

Feira de Santana ganhará em breve uma unidade escolar em tempo integral voltada para o Ensino Fundamental, Médio e Técnico. O projeto foi apresentado ao prefeito Tarcízio Pimenta pelo representante da FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia), Evandro Mazo, na manhã desta segunda-feira (28).
O encontro também contou com a participação de representantes do CIFS (Centro das Indústrias de Feira de Santana), João Batista; SESI (Serviço Social da Indústria), Paulo Rego; e SENAI (Serviço Nacional de Aprendizado Industrial), Adroaldo Dória. O prefeito Tarcízio Pimenta enfatizou o interesse do Governo Municipal em viabilizar a instalação da unidade de ensino na cidade.
“É de interesse tanto da FIEB como da Prefeitura e vamos colocar isso no papel e avançar as discussões. A nossa cidade ganha muito com a chegada de mais uma unidade de ensino, o que representa mais mão de obra qualificada e mais empregos sendo gerados no município”, avalia. Para a construção da unidade de ensino a Prefeitura irá desapropriar uma área nas proximidades do SENAI, no bairro Campo Limpo.
O presidente da FIEB, Evandro Mazo, explicou que a unidade trará uma modalidade inédita na cidade: o ensino articulado. “Será uma escola em tempo integral, sendo que em um turno o aluno está na escola de educação básica e no turno oposto no curso técnico oferecido pelo SENAI”, salienta.
O diretor do SENAI, Adroaldo Dória, explicou que os alunos poderão escolher um dos sete cursos técnicos oferecidos pela unidade. “São cursos que atendem a demanda da região e preparam o jovem para o mercado de trabalho”, avalia. Em Feira de Santana o SENAI oferece os cursos técnicos: Elétrica e Automação, Manutenção Mecânica, Tecnologia da Informação, Segurança do Trabalho, Gestão da Produção e Logística, Química e Meio Ambiente.

Casais se preparam para dizer sim

Um misto de ansiedade e felicidade já toma conta dos 175 casais inscritos na 9ª edição do casamento coletivo, que acontece nesta sexta-feira (2), às 8 horas, na Igreja Assembleia de Deus, situada na avenida Maria Quitéria. Prova disso foi a expressiva participação dos casais na palestra sobre o matrimônio, realizada na manhã desta segunda-feira (28), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A realização do casamento coletivo faz parte do Projeto Família Cidadã, iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o Poder Judiciário. A importância do matrimônio, bem como responsabilidades dos cônjuges, foram assuntos destacados pelo diácono Gilberto Santana e pastor Paulo de Araújo.
Orientações e esclarecimentos acerca da solenidade também foram abordados pela secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio; chefe de Gabinete, Adilson Guimarães; e chefe da Divisão de Relações Institucionais, Maria Lícia da Mota, ambos da mesma pasta. “O projeto Família Cidadã tem como meta promover a integração da família aos seus direitos e deveres de cidadania”, afirmou Gerusa.
O fato de muitos dos futuros noivos já conviverem juntos e por isso já conhecerem as experiências do matrimônio, não foi o suficiente para que os inscritos no projeto desprezassem a importância do assunto. Para Inácio Nogueira, 55 anos, que convive com Helena Felícia há 30 anos, discutir sobre matrimônio é sempre importante. “Diferentemente de nós, que já temos experiência, muitos aqui ainda têm e estão dando o primeiro passo. Acredito que a palestra foi proveitosa para todos os casais, independente do relacionamento de cada um”, avaliou.
Já a futura noiva Aurenivia de Jesus, 30 anos, que convive há oito anos com Tiago Ferreira Santos, observa que o mais interessante foi ouvir as responsabilidades dos cônjuges. “Como o pastor e o diácono falaram, o homem e a mulher precisam entender e cumprir cada um com suas obrigações. O homem deve manter e cuidar da família, tratar a esposa com carinho e respeitá-la”, comentou, olhando para o companheiro. “A última palavra é sempre nossa, mas leva em conta o que diz a mulher. Ela é quem manda na verdade”, assumiu Tiago.