quinta-feira, 15 de março de 2012

PayPal entra no mercado de pagamentos por cartão

Empresa anunciou aparelho que permite que celulares aceitem cartão.
Companhia cobra taxa de 2,7% sobre o preço da compra.

O PayPal, o serviço de pagamentos controlado pela eBay, divulgou um novo aparelho nesta quinta-feira (15) que ajuda pequenos negócios a aceitar cartões de crédito e débito por meio de telefones celulares, adentrando um mercado de crescimento rápido agora liderado pela Square.O serviço, denominado PayPal Here, providenciará um leitor de cartões gratuito, com formato triangular, e um aplicativo para celulares.O aplicativo encaixa no topo de celulares como os iPhones da Apple e, em breve, smartphones Android do Google, permitindo a lojistas receber pagamentos por meio desses aparelhos.O PayPal cobra uma taxa de 2,7% sobre o preço da compra para todos os tipos de cartão de crédito e débito --incluindo aqueles emitidos pela American Express; taxas de transações com cartões da empresa são muitas vezes mais altas em outros serviços. A Square cobra a taxa de 2,75%.
O PayPal é o processador dominante de pagamentos on-line, mas a empresa está tentando estender esse domínio ao mundo físico. A empresa oferece um serviço de ponto de vendas que espera que grandes redes de varejo usarão. Agora a empresa persegue os pequenos negócios com seu novo dispositivo.
G1

Brasil aplica lei de reciprocidade

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a partir de 2 de abril de 2012, os espanhóis entrando no Brasil passarão por processo semelhante aos dos brasileiros que visitam a Espanha.

Porém, o secretário de Assuntos Externos da Espanha, Gonzalo de Benito, disse que essas medidas são injustas e que são além do normal. Ele disse também que Madri tentará reverter as decisões do governo brasileiro antes que entrem em vigor, de acordo com Estadão.
Benito acrescentou que esse nova lei não justificaria a imposição de restrições aos espanhóis que querem visitar o Brasil.
As estipulações que o ministério brasileiro determinou foram que os espanhóis terão que apresentar passaporte válido pelo prazo mínimo de seis meses e os comprovantes de passagens de ida e volta.
O espanhol que venha a se hospedar em hotel deverá apresentar o documento de reserva e se for se hospedar em casa de amigos ou parentes terá que apresentar uma carta-convite, que deverá conter o comprovante de residência e a assinatura do responsável pela residência na qual vá se hospedar.
O espanhol que pretenda visitar o Brasil terá, também, que comprovar uma renda mínima que seja suficiente para arcar com R$170 (cento e setenta reais) de despesas, por dia, em território brasileiro.
Esse medida que já estava sendo estudada desde junho de 2011, quando Antonio Patriota, ministro das Relações Exteriores conversou com parlamentares no Congresso Nacional sobre as reclamações de brasileiros impedidos de entrar na Espanha.
Patriota também já conversou com a chanceler espanhola, Trinidad Jimenez sobre a possibilidade do Brasil adotar o chamado acordo de reciprocidade.
Portanto, a partir de abril, o princpio da reciprocidade será aplicado aos espanhóis que queiram entrar no Brasil.
Com a crise européia, e a prosperidade brasileira, houve um fenômeno reverso no qual o número de espanhóis chegando ao Brasil passou a ser maior do que o de brasileiros indo a Espanha.