sexta-feira, 24 de junho de 2011

Avião leve fabricado em Minas Gerais bate recordes de velocidade



Uma equipe da Universidade Federal de Minas Gerais conseguiu um feito histórico para a nossa aviação com um protótipo genuinamente nacional. Quem conta essa história é a repórter Isabela Scalabrini.
A ideia surgiu no pequeno galpão de estudos aeronáuticos da UFMG. Um desenho e o desafio do professor ao melhor aluno da turma de 1999: “Eu sugeri a ele que na minha disciplina ele projetasse um avião para bater recorde mundial”, lembrou o professor voluntário da UFMG Cláudio Barros.
“Aceitei o desafio como meu trabalho de graduação. A gente precisa ser ousado”, disse o professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG Paulo Iscold.
O dinheiro veio do bolso dos dois e do piloto que topou investir no projeto. Do projeto no papel até o aeroporto, prontinho para voar, foram 12 anos de muito trabalho. O modelo campeão é 100% brasileiro. Ele é classificado na categoria aviões leves. O conjunto piloto, combustível mais aeronave não pode ultrapassar 300 quilos. Para bater os recordes, o piloto teve que emagrecer.
“Na época, eu estava com 75. Então, eu emagreci seis quilos para ficar com folga boa para bater o recorde”, contou o piloto Gunar Halboth.
A aerodinâmica do CEA-308, que é feito de madeira e fibra de vidro, é uma das principais responsáveis pelas vitórias. O motor é um modelo aeronáutico comum. Foram quatro recordes reconhecidos pela Federação Aeronáutica Internacional: um deles na subida.
Atingiu 3 mil metros em 8m51s. E bateu outros recordes de velocidade nas distâncias de 15 quilômetros e de 100 quilômetros. O mais emocionante foi a poucos metros do chão, vencendo a resistência do ar, chegou a 360 km/h.
“Mais rápido que Fórmula 1. Só que aqui tem 80 cavalos. E Fórmula 1 tem 800 cavalos”, disse o piloto.
É a primeira vez em cem anos que a federação premia recordes no Brasil. “É um sonho muito grande ter um diplominha deste. Cada hora que vem um desses, a vontade de fazer mais é maior ainda”, contou o professor.

Rodoviária de Feira deve embarcar 53 mil pessoas no São João; Fluxo intenso de veículo na cidade

Cerca de  53 mil pessoas deverão embarcar na estação Rodoviária de Feira de Santana para passar o São João no interior do estado, segundo estimativa da agencia Estadual de regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicação da Bahia ( AGHERBA).

A agencia prevê a colocação de 500 horários extras no período, além dos 180 horários regulares que são cumpridos diariamente. O movimento de embarque deve se intensificar ainda no dia de hoje(23).
Os destinos mais procurados são as cidades de  Cruz da Almas, Amargosa, Santo Antonio de Jesus, Senhor do Bonfim,Cachoeira, São Felix, Chapada Diamantina,Piritiba, Itabuna e todo o Recôncavo Baiano.As reclamações poderão ser feitas nos terminais rodoviários onde existe posto de fiscalização da Agerba ou pelo telefone 0800-071-0080.
Trânsito Desde ontem (22) o trânsito é intenso nas principais vias de Feira de Santana. Longos congestionamentos provocados pelo aumento do fluxo de veículos tem acusado lentidão e demora no percurso dos condutores de Feira e  de outras cidades.  A situação exige atenção e cuidados redobrados