segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Feira vai sediar II Encontro do Samu



Feira vai sediar II Encontro do Samu
Com o objetivo de ampliar, qualificar e padronizar o atendimento as urgências, bem como integrar os Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Bahia, o Samu de Feira de Santana vai promover o II Encontro Baiano da Rede Samu 192, o II Encontro Municipal de Atenção às Urgências de Feira de Santana e a I Mostra Estadual de Pesquisa Samu 192, sob o tema “Discutindo saúde para salvar vidas”. Os eventos serão realizados paralelamente no período de 28 a 30 de novembro, no Auditório Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A expectativa, conforme a coordenadora do órgão, Maíza Macedo, é de reunir aproximadamente 600 representantes e funcionários do Samu de todo o Estado, além de profissionais que atuam na rede de pronto atendimento em hospitais e unidades de saúde de Feira de Santana. As inscrições foram iniciadas nesta segunda-feira (7) e prosseguem até o dia 15 de novembro. Autores de trabalhos científicos que desejam participar como expositores também podem se inscrever clicando no banner dos eventos, disponível no site www.feiradesantana.ba.gov.br.

Repórter Cinematográfico é morto enquanto cobria ocupação da PM em favela no Rio

Após mais de sete horas da operação policial, que terminou com nove presos e cinco mortos, o patrulhamento está reforçado nesta segunda-feira (7) na Favela de Antares, na Zona Oeste do Rio. No domingo (6), o cinegrafista da TV Bandeirantes Gelson Domingos da Silva morreu com um tiro no tórax durante a cobertura da operação policial. Ele usava colete à prova de balas. O corpo do cinegrafista será enterrado às 15h, no Cemitério Memorial do Carmo, no Caju, Zona Portuária.
Segundo a PM, não houve registro de novos confrontos na favela nesta madrugada. De acordo com o 27º BPM (Santa Cruz), policiais militares dos batalhões de Operações Especiais (Bope) e do Choque estão na comunidade. Eles contam com o apoio de outras unidades da Zona Oeste.
Cinegrafista alertou policiais
cinegrafista chegou a alertar que ele e policiais militares haviam sido vistos pelos criminosos. O anúncio feito pelo jornalista ocorreu pouco antes de ele ser atingido. Os jornalistas e cinegrafistas só entraram na favela depois que policiais do Choque informaram ter recebido a informação do Bope de que a comunidade havia sido tomada e a situação estaria sob controle.
E mesmo com a informação de que a favela estava tomada, as precauções continuaram: orientados pelos policiais, o repórter e o cinegrafista da Band e o cinegrafista da Globo seguiram juntos. Em seguida, o cinegrafista da Record se juntou ao grupo.
Em pouco tempo, a informação de que o Bope havia tomado a área se revelou errada. Logo se ouviram novos tiros. Os policiais decidiram então seguir com os cinegrafistas, sem saber, direto para o ponto onde os bandidos estavam encurralados por homens do Bope. No final da rua, a tensão aumentou. Os policiais perceberam o perigo e os tiros recomeçaram.
Nas imagens gravadas por Alex não é possível ver, mas Gelson está filmando do outro lado da rua e acaba atingido. Com o cinegrafista da Bandeirantes caído, o tiroteio continuou.
Gerente do tráfico preso
Em nota, a Polícia Militar lamentou a morte de Gelson. Segundo a assessoria da PM, baseada em informações do comando da operação, entre os presos está o homem que seria gerente do tráfico no local, e seu suposto braço direito. Os outros quatro mortos seriam suspeitos.
Durante a operação também foram apreendidos um fuzil AR 15, três pistolas, quatro carregadores de fuzil, três carregadores de pistola, cinco radiotransmissores, dez motocicletas, além de drogas.
A polícia informou que o objetivo da ação era checar informações da área de Inteligência do Bope e do Choque de que líderes do tráfico fortemente armados se reuniam no local.

Final do Vozes da Terra será na próxima semana


Final do Vozes da Terra será na próxima semana
Os 12 finalistas do Festival Vozes da Terra, selecionados neste final de semana, vão concorrer a grande final no dia 18 de novembro, no Centro de Cultura Maestro Miro, às 19 horas. Todos eles terão a oportunidade de gravar sua composição em CD, além de receber premiação em dinheiro. Dos 104 candidatos inscritos, o festival selecionou Lima de Sá com a música “Vales Além”, Pacheco (Visionário Entardecer), Jorge de Angélica (Cachaça Mata), Paulo Akenaton (Mandacaru) e Enia Ramos (Olho de Crocodilo). Também foram para final Amaro Sales e Os Rurá (Moro num Lugar), Camila Gonçalves (Todo Dia), Zelithágua (No Balança da Rede) e Rick Moreira (Meu Brother). Além desses, foram selecionados Richardson Ferreira com a canção À Procura do Amor, Marcel Torres (Cumbuca) e Mary Cordobez (Frio). Segundo a diretora do Departamento de Atividades Culturais do Maestro Miro, Luluda Barreto, mais três candidatos foram contemplados com a gravação do CD, além dos 12 finalistas. Os músicos são os seguintes: Ramon Lima (Sou do Mar), Guimeo Jumonji (Ser do Bem) e Scooby Black (Quem Sabe Amanhã). “Tivemos o que há de melhor na música regional durante a semifinal. O Maestro Miro estava lotado, com uma média de 400 pessoas”, disse Luluda.
 

Matadouro Campo do Gado comemora 25 anos


Matadouro Campo do Gado comemora 25 anos
O Complexo Matadouro Campo do Gado está completando 25 anos de existência neste mês de novembro. Para marcar as comemorações, o entreposto estará realizando uma série de atividades nos dias 26 e 27. A programação contará com uma Cavalgada, com saída da rua Tupinambás, no bairro São João, e competição de Argolinha, na sede do Complexo Campo do Gado. O entreposto foi visitado pelo prefeito Tarcízio Pimenta na manhã desta segunda-feira (7). Na oportunidade ele garantiu mais investimentos em melhorias para o local. “Já foi solicitado o cascalhamento, a pavimentação dos currais, melhorias na iluminação e vamos trabalhar para atender todas as necessidades do matadouro”, frisa. O diretor do Campo do Gado, Frank Mota, observa que já foi autorizada também a reforma de mais quatro banheiros no equipamento. “Seis sanitários foram recuperados nos últimos dois anos e já foi autorizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a intervenção nos outros quatro que temos aqui”, salienta. Ele destacou também a construção de mais oito currais no entreposto. “Ficaremos com 59 ao todo. Número suficiente para atender toda a demanda da região”, considera. O Campo do Gado conta também com 52 boxes. “Felizmente temos um índice zero de inadimplência”, completa. No local também são comercializados materiais e utensílios para pecuaristas e pessoas que trabalham no trato dos animais.