sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Estado e prefeitura estão em conflito


 Prefeitura e governo do Estado não se entendem sobre o convênio do projeto de mobilidade urbana e sobre a ocupação dos terrenos doados para implantar o Parque Tecnológico.
O governador Jaques Wagner (PT) afirmou que “não tem nada a ver” a exigência da prefeitura de uma contrapartida para assinar o convênio que permitirá licitar a obra da linha 2 do metrô, que ligará Lauro de Freitas ao Acesso Norte, em Salvador. “Não estou entendendo nada. Eu estou querendo dar um presente para a cidade e ele ainda quer contrapartida? Não tem nada a ver”, disse Wagner, em tom de estranhamento.
Ele cobrou clareza dos gestores da prefeitura, relembrando que a cidade já tem um trauma de um metrô cuja obra se arrasta há 12 anos. “Eu espero não ter que dizer para a cidade que a prefeitura não quer o metrô. Eu estou tentando resolver o problema e eles acham ruim”, destacou.
Pré-candidato à Prefeitura de Salvador, o petista Nelson Pelegrino cobrou do município a assinatura do convênio da linha 2 do metrô. “E eu acho errado fazer qualquer exigência de contrapartida. A cidade não aceita isso, o metrô é uma obra importante e o prefeito tem que sancionar para que o governo possa fazer a licitação”, pontuou, destacando que o pedido de contrapartida não partiu do prefeito João Henrique, que está em férias nos Estado Unidos, mas do secretário João Leão (PP).
Leão, por sua vez, afirmou que não vê problema em a prefeitura assinar o termo de anuência do convênio, mas impõe condições para isso. Segundo ele, o governo do Estado terá que “ressarcir” a prefeitura em R$ 71 milhões pelo investimento que a administração municipal fez na obra – gerir o trem do subúrbio. “Se o governo quer comer a carne deve levar o osso também”, disse. O assunto será discutido em reunião marcada para o próximo dia 27.
Parque Tecnológico - Outro ponto de desentendimento entre prefeitura e governo do Estado está no projeto da  Lei de Ordenamento e Uso do Solo (Louos), aprovado  na  Câmara de Vereadores. Uma  emenda proposta pela bancada da maioria prevê que os terrenos do entorno do Parque Tecnológico, doados pela prefeitura ao Estado, sejam edificados até 2013, sob pena de retornarem para a administração municipal. Além disso, altera o zoneamento dos terrenos para permitir a construção de empreendimentos residenciais.
A Tarde

Policiamento de excelência na Lavagem do Bonfim



Repetir a excelência do policiamento ostensivo nas festas populares da Bahia, que reúnem milhões de baianos e turistas. Foi essa a determinação da Secretaria da Segurança Pública para os 2.500 policiais, entre militares e civis, dispostos nos 8 km de percurso da Lavagem do Bonfim, maior festa antes do carnaval baiano.

A 3ª Delegacia Territorial (Dendezeiros), localizada no trajeto do evento, teve seu plantão reforçado, com equipes infiltradas no cortejo, e o Grupamento Aéreo da PM também atuou fazendo uma varredura dos pontos de entrada e saída da festa.

“Esperamos que a população aproveite a lavagem de maneira pacífica e ordeira, com paz e respeito ao próximo”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa. Disse ainda que a festa do Bonfim serve de preparação para o Carnaval 2012. “Já estamos com toda estrutura pronta e iremos repetir o sucesso do policiamento nas tradicionais festas populares da Bahia”, informou Barbosa.

Integrantes da cúpula da SSP, entre eles o subsecretário da Segurança Pública, Ary Pereira de Oliveira, o comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro, o delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão, dentre outras autoridades, também fizeram a caminhada até a Colina Sagrada.




Policia e viola -