quinta-feira, 31 de março de 2011

Toque de Acolher vai vigorar em Feira de Santana


O vereador Luiz Augusto (DEM), em seu pronunciamento na Casa Legislativa, parabenizou o Conselho Municipal de Segurança Pública pela implantação definitiva da lei municipal, de sua autoria, que institui o “Toque de Acolher” em Feira de Santana.

A medida consiste na apreensão de menores de idade que estejam em situação considerada de risco nas ruas da cidade. Conforme Lulinha, o secretário municipal de Prevenção a Violência, Mizael Freitas, em reunião, na última quarta-feira (25), no prédio do Centro de Atendimento ao Feirense (CEAF), expôs a operacionalidade para execução da referida lei, proposta que foi acatada pelos membros do Conselho Municipal de Segurança.

O vereador informou que as ações começarão principalmente em bares, hotéis e motéis. “Nessas fiscalizações, segundo Mizael, estarão presentes os Conselhos Tutelares e os agentes de proteção, além da força policial em conjunto com a Guarda Municipal, que estará dando apoio nas fiscalizações”, declarou.

Na sequência, Lulinha acrescentou mais um comentário do secretário Mizael a respeito da lei do “Toque de Acolher”. “O Conselho acatou a nossa indicação, porque ninguém em sua sã consciência vai de encontro a uma medida que tem o viés e o objetivo de proteger a vida, que vai proteger as crianças”.

O legislador concluiu o seu discurso sobre a lei do “Toque de Acolher”, enfatizando que Feira de Santana está se tornando uma cidade muito violenta, onde cada vez mais o índice de criminalidade está aumentando. Para o vereador, as principais vítimas da violência são as crianças e os adolescentes que, de acordo com ele, são presas fáceis dos traficantes de drogas e de exploradores sexuais.

Projovem entrega certificados até quinta

Estudantes não poderão buscar o documento em outra data
Os estudantes do Programa Nacional de Inclusão de Jovens Urbano (Projovem) devem buscar os certificados de conclusão de curso até nesta quinta-feira (31), na sede da coordenação do programa. O Projovem funciona no anexo da Secretaria Municipal de Educação, na avenida Senhor dos Passos, Centro, das 8h às 18 horas.

Segundo a coordenadora do programa, Isabela Carvalho, os estudantes que não forem buscar os certificados não vão poder adquiri-los após essa data.

“É importante que os alunos venham buscar os certificados, pois este é um documento de comprovação que eles participaram do curso e principalmente para a carreira profissional desses jovens. Desde o mês de dezembro do ano passado que estamos entregando os certificados, mas até o momento poucos alunos compareceram na unidade” explica.

A coordenadora informa que cerca de 300 certificados encontram-se disponíveis ainda na sede do programa. Os estudantes que não receberam o certificado precisam apresentar um documento com foto.

O objetivo do Projovem é elevar o grau de escolaridade de jovens entre 18 e 29 anos, promovendo o desenvolvimento urbano e a cidadania. O curso foi iniciado em abril de 2009 e concluído em outubro de 2010, com duração de 18 meses.