terça-feira, 17 de abril de 2012



O ex-banqueiro Salvatore Alberto Cacciola recebeu indulto por seus crimes contra o sistema financeiro. O perdão judicial foi assinado na segunda-feira pela juíza Roberta Barrouin Carvalho de Souza, da Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Condenado a 13 anos de reclusão, Cacciola estava sob liberdade condicional desde 2011.
Segundo a juíza, "o apenado preencheu todos os requisitos dispostos no artigo 1º, inciso III do Decreto 7648/2011, expedido pelo Presidente da República, em 21/12/2011, cabendo tão-somente ao magistrado analisar se estão preenchidos tais requisitos no caso em análise".
Na decisão, Roberta Barrouim salientou que o apenado tem mais de 60 anos, cumpriu um terço da pena e não cometeu falta grave nos últimos doze meses anteriores à concessão do benefício, "atendendo, assim, a todos os requisitos elencados no referido decreto". Como, pelo Código Penal, o indulto é causa de extinção da punibilidade, Cacciola zerou suas obrigações com a Justiça.

Empresa que atua na modernização de Viracopos pode investir no Aeroporto João Durval

Uma das empresas do consórcio vencedor da licitação para modernização do aeroporto de Viracopos, em Campinas, pode investir no Aeroporto João Durval Carneiro em Feira de Santana. Trata-se da UTC Participações.

“Temos avaliado algumas oportunidades em São Paulo, na Bahia e na Amazônia.” A declaração é de João Santana, presidente da Constran e diretor da UTC, holding que coordena o projeto de Viracopos.

Segundo ele, as pretensões do grupo são de participar de outras concessões aeroportuárias no País. “Não só pretendemos como já estudamos algumas oportunidades presentes no mercado brasileiro, de aeroportos regionais e menores, que podem se transformar num bom negócio”, afirma.

Coreia do Norte não aceitará inspetores atômicos


A Coreia do Norte decidiu que não aceitará mais que inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) verifiquem seu programa nuclear, informou nesta terça-feira a agência de notícias japonesa Kyodo, citando fontes diplomáticas. 
Segundo a agência, Pyongyang suspendeu a autorização em resposta à decisão de Washington de cancelar a ajuda alimentar ao país, anunciada depois que o governo sul-coreano lançou um foguete de longo alcance na última sexta-feira. O artefato explodiu um minuto após o lançamento. 
O retorno dos inspetores fora aceito pela Coreia do Norte em fevereiro, como parte de um acordo com os Estados Unidos que previa ajuda alimentar em troca da suspensão do programa de enriquecimento de urânio e do lançamento de mísseis. As informações são da Dow Jones.

Paulo Freire considerado patrono da educação brasileira



O Diário Oficial da União publicou, nesta segunda-feira (16), a lei que declara o educador Paulo Freire patrono da educação brasileira. No inicio de março, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou o projeto de lei que declara Paulo Freire defensor da educação em decisão terminativa, por unanimidade. Paulo Freire é um dos principais pensadores da história da pedagogia mundial e influenciou o movimento chamado pedagogia crítica. 

Sarney recebe visita de Lula

Presidente do Senado se recupera de cirurgia para desobstruir artéria do coração.


O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), deixou nesta segunda-feira (16) a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Antes, ele recebeu a visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O político se recupera de uma pequena cirurgia feita para desobstruir uma artéria do coração. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, ele foi transferido para uma unidade semi-intensiva.

Ônibus espacial Discovery se acopla a avião que vai levá-lo a museu




No domingo (15), o ônibus espacial Discovery foi erguido para ser acoplado ao avião Boeing 747 que fará o transporte até Washington. Por 30 anos, os ônibus espaciais foram usados pela Nasa nas viagens para fora da Terra. Aposentados desde o ano passado, o Discovery, o Endeavour e o Atlantis vão virar peças de museu, um em cada ponto dos Estados Unidos (Foto: Reuters/Joe Skipper)
O ônibus espacial Discovery foi acoplado a um avião Boeing 747, adaptado para carregar a nave aposentada. O Discovery fez sua última viagem espacial em março de 2011, e agora será transportado da Flórida, onde está no Centro Espacial Kennedy, até Washington, capital dos EUA, para ser exposto em um museu. O voo está marcado para o fim da manhã de terça (17) (Foto: Reuters/Joe Skipper)