terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Substâncias do suco de romã podem impedir que câncer de próstata cause novos focos de tumor


Pesquisadores da Universidade da Califórnia identificaram substâncias no suco de romã que parecem inibir o movimento das células cancerosas e impedir que o câncer de próstata cause novos focos de tumor (metástases) nos ossos.

A descoberta foi apresentada ontem no 50º encontro anual da Sociedade Americana de Biologia Celular, na Filadélfia (EUA).

Os efeitos foram constatados em testes de laboratório. Agora, os pesquisadores da Universidade da Califórnia planejam fazer testes em homens com câncer de próstata para determinar doses eficazes e identificar efeitos colaterais das substâncias.

Os efeitos do suco de romã no câncer de próstata têm sido estudado há tempos, mas ainda são controversos.

Em 2006, uma pesquisa da mesma universidade norte-americana detectou uma diminuição dos níveis de PSA (marcador do câncer de próstata) em homens com a doença que tomavam o suco da fruta. Isso sugeriu que, potencialmente, a bebida poderia retardar o desenvolvimento do câncer.

Estudos anteriores foram feitos com células cancerosas cultivadas em laboratório que eram resistentes à testosterona.

A resistência ao hormônio sinaliza maior risco de metástase. Nas pesquisas, o suco de romã conseguiu matar um maior número dessas células cancerosas e diminuir sua migração para células sadias.

Para o trabalho apresentado no encontro da sociedade de biologia celular, os pesquisadores identificaram as substâncias ativas que tinham impacto na migração das células cancerosas.

Segundo Manuela Martins-Green, coordenadora do laboratório onde foi realizada a pesquisa, os genes e proteínas envolvidos no movimento das células do câncer de próstata são essencialmente os mesmos que agem nos outros tipos de células cancerosas. Por isso, ela acredita que as substâncias do suco de romã poderão ser usadas no tratamento de vários tipos de câncer, além do de próstata.

Fonte: Folha Online

Natal na Praça tem nova programação

Devido às fortes chuvas ocorridas em Feira de Santana nos últimos dias, algumas apresentações do projeto “Natal na Praça” foram adiadas. Com a nova programação, o cantor Djalma Ferreira subirá ao palco na próxima sexta-feira (17), a partir das 18 horas, e o tributo a Noel Rosa será apresentado no dia 18, no mesmo horário. Nesta terça-feira (14), o público poderá conferir as apresentações musicais de Dilma Ferreira e Dadi e Violão. O projeto cultural “Natal na Praça”, que está em sua décima edição e acontece até o dia 20 de dezembro, é realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Fundação Cultural Municipal Egberto Costa, por meio do Departamento de Atividades Culturais

Reforma no prédio do Rua Tô Fora


O prédio onde abriga o projeto “Rua Tô Fora”, na praça do Vaqueiro, deverá passar por intensa reforma visando adequar às necessidades do programa. A intervenção das atividades, com a suspensão temporária dos serviços, será discutida pela Secretaria de Desenvolvimento Social com o Ministério Público e a Vara da Infância e da Juventude visando buscar alternativas para o acolhimento de crianças e adolescentes durante a reestruturação.
O secretário de Desenvolvimento Social, Maurício Carvalho, observa que nos últimos anos, a rede de proteção aos direitos das crianças e adolescentes cresceu e avançou. “De forma específica, no Rua Tô Fora se faz necessária a intervenção, através de licitação pública para contratar empresa para recuperação da estrutura física do prédio como também do mobiliário”, observa.
Maurício Carvalho ressalta que o programa Rua Tô Fora é mantido exclusivamente com recursos da Prefeitura. O serviço foi implantado há 10 anos e, desde então, somente passou por pequenas reformas.
Além deste programa, a rede de proteção às crianças e adolescentes em Feira de Santana também conta com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, duas unidades do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), sete unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), as ações sócio-educativas PetiCultural e Competi, o Centro de Formação Juiz Walter Ribeiro Júnior, Programa de Políticas Integradas (PPI) e ainda os Conselhos Tutelares I e II, que ganharão mais uma unidade a partir de janeiro de 2011.