quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Lula se antecipa a efeito da quimioterapia e raspa barba e cabelo


Lula se antecipa a efeito da quimioterapia e raspa barba e cabelo
A ex-primeira-dama Marisa Letícia raspou a barba e cortou o cabelo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que faz tratamento contra um câncer na laringe. Com a decisão de raspar barba e cabelo, Lula se antecipou aos efeitos da quimioterapia, que provoca a queda de pelos. O ex-presidente cultivava a barba, que se tornou uma marca pessoal, desde quando era sindicalista, nos anos 1970.

Mais 15 ônibus incorporados ao SIT





Visando oferecer transporte público de qualidade, a Prefeitura de Feira de Santana entregou à população, nesta quarta-feira (16), 15 novos ônibus que passam a incorporar o Sistema Integrado de Transporte (SIT). Destes, 12 têm capacidade para 100 passageiros sentados e em pé, e os três articulados para 120 pessoas.
Na oportunidade, o prefeito Tarcízio Pimenta anunciou a aquisição de mais 20 novos veículos para o início do próximo ano. Atualmente 207 ônibus compõem a frota do Município.
“Melhorar o serviço de transporte coletivo de Feira de Santana foi um compromisso do nosso governo e estamos trabalhando para oferecer transporte público com segurança e qualidade à população. Nunca se viu antes uma melhoria substancial da frota de ônibus como atualmente e o nosso objetivo é aumentar o quantitativo de veículos para melhor atender à demanda”, declara o prefeito.
De acordo com o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, os ônibus vão atender bairros com maior demanda de usuários do serviço. “Os ônibus farão linha para os bairros que mais necessitam, como Feira X, George Américo, Conceição, Mangabeira e Aviário. Atualmente, a população conta com mais de 80 ônibus novos, o que representa mais de 50% da frota renovada”, informa.

Analfabetismo ainda atinge 28% da população com mais de 15 anos em pequenas cidades do Nordeste

Rio de Janeiro - Embora a taxa de analfabetismo na população com 15 anos ou mais de idade tenha caído de 13,63% em 2000 para 9,6% em 2010 na média do país, nas menores cidades do Nordeste, com até 50 mil habitantes, ela ainda atinge 28% das pessoas nessa faixa etária. Além disso, nesses municípios a proporção de idosos que não sabiam ler e escrever chegava a 60%.Segundo dados dos Indicadores Sociais Municipais do Censo Demográfico 2010, divulgado esta quarta (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no caso do analfabetismo de jovens, a situação da Região Nordeste também é preocupante. Enquanto na média do país a proporção de adolescentes e jovens que não sabiam ler e escrever atingia 2,5%, no Nordeste era quase o dobro (4,9%), com pouco mais de 500 mil pessoas nessa faixa etária. Na Região Sul o percentual era de 1,1% e na Sudeste, de 1,5%.

Entre jovens e adultos, o levantamento revela que em 1.304 municípios a taxa de analfabetismo era igual ou superior a 25%. Entre eles, 32 não contavam com o programa Educação de Jovens e Adultos (EJA). A maioria está localizada no Nordeste, tendo sido a pior situação observada em João Dias (RN), onde 38,9% das pessoas com 15 anos ou mais não sabem ler e escrever. Em seguida, aparecem Monte Santo (BA), com 35,6%, e São Brás (AL), com 34,7%. No Norte, três municípios aparecem na lista, todos em Tocantins: Ponte Alta do Bom Jesus (25,2%), Mateiros (26,4%) e Centenário (28,6%). O Sudeste concentrava quatro deles, localizados em Minas Gerais. São eles: Miravânia (26,0%), Frei Gaspar (28,5%), Bertópolis (29,6%) e Santa Helena de Minas (31,7%).
O levantamento também evidenciou as diferenças em termos de alfabetização nos resultados segundo cor ou raça. Enquanto entre os brancos, o percentual de analfabetos para pessoas com 15 anos ou mais era de 5,9%, entre os pretos atingiu 14,4% e entre os pardos, 13%.