domingo, 15 de janeiro de 2012

Abertas inscrições para o Prouni



Começaram neste sábado (14) e vão até o dia 19 de janeiro, as inscrições no Programa Universidade para Todos (ProUni), que podem ser feitas através do site http://siteprouni.mec.gov.br.

Para se inscrever o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 e obtido nota mínima de 400 pontos. Também é necessário que o estudante tenha cursado o ensino médio em escola pública. Caso o candidato tenha passado tanto por instituições públicas quanto privadas, é necessário provar que teve bolsa integral para cursar o ensino particular.

Serão oferecidas 195 mil bolsas, sendo 98 mil integrais e 96 mil parciais, que custeiam 50% da mensalidade. As bolsas integrais contemplarão os candidatos que tenham renda inferior a um salário mínimo e meio (R$ 933). Para quem tem renda até três salários mínimos (R$ 1.866), podem ser concedidas bolsas de 25% a 50%.

Operários do Ibis ficam soterrados em Feira de Santana


Dois operários ficaram soterrados após um desabamento ocorrido nas obras do Íbis Hotel, da Braga Empreendimentos, na rua Parnaíba, Caseb, na manhã deste sábado (14). José Milton Pereira dos Santos, 45, morador da rua Serra Preta no bairro Campo Limpo e Boaventura Oliveira da Cruz, 62, residente na rua Pitombeira, no mesmo bairro, foram as vítimas do acidente.
Segundo Maria de Lourdes Souto Maior, que mora nas proximidades da obra, após um forte barulho, um dos trabalhadores, que estava na parte superior da construção caiu sob um dos colegas, que trabalhava em uma escavação. Com o incidente, um volume de areia caiu sob os operários, deixando-os soterrados até cintura. “Eles estavam com todos os equipamentos de segurança. No momento tinha mais trabalhadores no lugar. Eu vi os dois na ambulância e estavam bem, foi mais o susto por causa da pancada”, descreveu. Segundo a entrevistada, as obras do hotel já duram cerca de dois anos. “É a primeira vez que acontece algum acidente”, relatou.
Populares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que socorreram os operários até o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). Os dois homens deram entrada na unidade com ferimentos leves e já foram liberados. No local nenhum funcionário da obra quis comentar sobre o assunto.

As informações por Bom Dia Feira

Brasil é oitavo país mais perigoso para jornalistas



O Brasil é o oitavo país mais perigoso para o trabalho da imprensa hoje. O dado é do International News Safety Institute (Insi), entidade que acompanha casos de violência contra jornalistas no mundo. Segundo ranking divulgado esta semana pelo Insi e pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), parceira do instituto no Brasil, o país só fica atrás de quadros graves de violência contra a imprensa, caso do México, com o agravamento da violência do tráfico de drogas, e de países em conflito no Oriente Médio.
O ranking é baseado no número de jornalistas assassinados no exercício da profissão. Paquistão, México e Iraque estão nos primeiros lugares, cada um com 11 assassinatos ano passado. Em seguida, vêm Líbia, com dez; Honduras, com oito; Iêmen, com sete; Filipinas, com seis; Brasil e Índia, cada um com cinco assassinatos; e Somália, com quatro.
Ainda segundo o relatório do Insi, os confrontos da Primavera Árabe fizeram crescer a violência contra profissionais de imprensa: 23 morreram cobrindo o movimento. No total, em 2011, foram 124 profissionais mortos em 40 países, contra 97 em 2010.
- A posição do Brasil mostra uma situação grave, porque ele só perde para países em conflito e para o México. Mas a situação é pior se pensarmos que os que vão para conflitos no Oriente Médio têm treinamento antes. Aqui, quem cobre operações policiais, não - diz Marcelo Moreira, presidente da Abraji e representante do Insi no Brasil.
Segundo Moreira, o Insi deve abrir este ano um escritório regional no Brasil, pelo qual deve oferecer treinamentos regulares de segurança a jornalistas.

Fonte: Jornal "O Globo

1º Batalhão recebe novo comando

O 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM) está sob novo comando. O Major PM Geraldo dos Santos substitui o tenente coronel Martinho Antonio Nunes, que deixou o cargo nesta sexta-feira (13). A cerimônia de passagem de comando foi realizada no auditório do 1º BPM com a presença de autoridades militares, políticas, civis e profissionais de comunicação. O tenente coronel Martinho Nunes, exonerado no último dia 6 de janeiro pelo governador Jaques Wagner por motivo de aposentadoria, iniciou o ciclo de comando da corporação em junho de 2010. Durante cerimônia foi homenageado por sua seriedade, empenho e dedicação à carreira militar. Ao passar o comando, o tenente coronel Martinho Nunes, destacou a importância de zelar pelo bem da população. “Saio da vida militar para a aposentadoria. Mas vou continuar servindo a sociedade feirense. A responsabilidade social de cidadão continua, nunca irei abandoná-la porque já praticava mesmo antes do comando atividades de preservação ambiental e de combate à violência”, declarou. O major Geraldo dos Santos deixou a 66ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIA) na última quarta-feira (11) para assumir a função de comandante do Batalhão.