sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Câmara contará com intérprete de Libras


Sempre atenta a defesa dos direitos dos cidadãos e atendendo a um anseio dos portadores de deficiência auditiva, as sessões da Câmara de Vereadores de Feira de Santana contarão com a presença de um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a partir do inicio dos trabalhos legislativos para este ano, em 15 de fevereiro.

Um profissional será cedido pela Secretaria Municipal de Educação e fará a tradução simultânea das sessões sempre que houver na platéia qualquer pessoa que necessite deste recurso para compreender com clareza e exatidão a apresentação de propostas e as discussões na Casa da Cidadania.
A Câmara Municipal aprovou nos últimos anos diversos projetos cujo objetivo é promover a ampla e irrestrita inclusão social dos surdos que residem em Feira de Santana.
Em 2005, por exemplo, foram aprovadas as leis de nº164 e 2.608. A primeira torna a Libras como língua oficial do município e a segunda cria o cargo de intérprete, ambas de autoria do vereador Justiniano França (Democratas). Além disso, em 2009, foi aprovada a lei nº 3.000 que torna obrigatória a presença de um intérprete de Libras em locais de atendimento coletivo.
Instituída pela lei federal 10.436, de 24 de abril de 2002, a Libras é oficialmente a segunda língua do Brasil. Ela é formada por todos os níveis lingüísticos: o morfológico, o fonológico, o sintático e o semântico e se diferencia das demais línguas por sua modalidade visual-espacial.

Internet gratuita no Jóia da Princesa


Quem for assistir ao Campeonato Baiano 2011 no Estádio Municipal Alberto Oliveira, Jóia da Princesa, vai contar com uma novidade. Trata-se da internet gratuita banda larga, oferecida através do programa Feira Cidade Digital. A internet já está disponível e também está sendo oferecida à população dos bairros Jardim Cruzeiro e Sobradinho.

No primeiro jogo do campeonato, que acontece neste sábado (15), o acesso à internet nas dependências do Jóia não vai exigir cadastro, mas a partir da segunda rodada será necessário cadastrar-se. Já os moradores beneficiados com a iniciativa precisam adquirir antena tipo grade, com capacidade de 25 DBis e freqüência de 2.4 GHz. Além disso, a antena deve estar num raio de 1.500 metros do ponto de internet.

A antena transmissora do sinal foi instalada na torre do estádio e vai servir para alimentar dados do placar, cabines da imprensa e locutores de pista que dispõem de celular com internet, além de torcedores.