segunda-feira, 14 de março de 2011

Inadimplência do consumidor cresce 25% no início de 2011, diz Serasa

O acúmulo de dívidas e o encarecimento do crédito levaram a inadimplência do consumidor a subir 25,4% nos dois primeiros meses de 2011, na comparação com o mesmo período de 2010, de acordo com levantamento da Serasa Experian.O crescimento, segundo a entidade, é o maior para o período em nove anos. Apesar disso, a Serasa Experian afirma que já é possível notar sinais de acomodação no comportamento da inadimplência.
Recuo mensal
Na comparação mensal, o indicador caiu 2,3% entre janeiro e fevereiro, registrando o segundo mês consecutivo de recuo.Na comparação anual, ou seja, fevereiro em relação ao mesmo mês do ano passado, a inadimplência registrou alta de 25,9%.
Na decomposição do indicador, as dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como fornecimento de energia elétrica e água) foram as principais responsáveis pelo recuo mensal do índice, com queda de 1,9%. A inadimplência com os bancos também contribuiu para o declínio do indicador, com participação de 0,9%.

G1