terça-feira, 30 de março de 2010

Combate a Dengue


Combate a Dengue na Micareta

Em abril, de quinta-feira (15) a domingo (18), média de 60 agentes de endemias da Secretaria de Saúde vão se revezar no circuito da Micareta para desenvolver um trabalho de educação e saúde voltado para o combate a dengue.

A equipe, dividida em grupos, vai distribuir panfletos, folderes e expor cartazes, que serão colados em barracas, restaurantes e demais estabelecimentos localizados no percurso da festa.

Também como meio preventivo para manutenção da saúde pública, no que se refere a dengue, nos dias de Micareta, entre as 5 horas e 6 horas e aos finais de tarde o carro fumacê vai passar pelo trajeto da festa na avenida Presidente Dutra.

A partir do dia 1º de abril, 15 dias antes de começar a festa, o trabalho de campo desenvolvido pelos agentes de endemias será intensificado nos bairros próximos ao circuito, a exemplo do Pilão, Brasília, Capuchichos e Santa Mônica.

“Logo depois do feriado de Semana Santa, vamos fazer uma vistoria nessas localidades, independente do trabalho de rotina que já é realizado com a larvicida. Os agentes vão visitar pontos estratégicos, onde entra e sai material que pode portar o mosquito adulto com os ovos, como oficinas, ferros velhos, hotéis, motéis, Estação de Trasbordo e Rodoviária”, explica Ciro Fernandes, coordenador municipal do programa de Controle da Dengue.

O coordenador acrescenta que o período atual é de risco, devido as chuvas e ainda calor, propícios a ploriferação do mosquito Aedes aegipty. “Quando a chuva é constante é positivo porque os vasilhames que comportam as larvas transbordam. Já em dias com chuvas pausadas, como tem acontecido o risco é maior”, esclarece.

Mesmo assim, Ciro Fernandes afirma que em um comparativo com 2009, os quatro primeiros meses de 2010 estão bem menos alarmantes. Segundo dados da Secretaria de Saúde, de janeiro a março do ano passado foram notificados 1.884 casos de suspeita de dengue. Este ano, por sua vez, até dia 22 de março, o número reduziu pra 278 notificações.

Credenciamento da imprensa na Secom

O credenciamento de profissionais da comunicação interessados em participar da cobertura da Micareta de Feira de Santana, no período de 15 a 18 de abril, será realizado pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), a partir desta segunda-feira (29) até 5 de abril. A documentação, que será recebida a parir das 14 horas, visa a identificação dos cadastrados e facilita o acesso aos locais públicos de cobertura da festa.

Os interessados em obter o credenciamento devem comparecer à Secom, no Paço Municipal Maria Quitéria. As empresas de comunicação devem enviar ofício com os nomes dos profissionais que irão trabalhar na cobertura da festa.

Os profissionais de comunicação devem apresentar Carteira de Identidade, CPF, uma foto 3 x 4 e o nome da empresa, além do registro na Delegacia Regional do Trabalho. As exigências são válidas para jornalistas e radialistas. No caso de sites, o credenciamento é mediante a apresentação de documentação pessoal.

O atendimento ao público visando o credenciamento será realizado das 8 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda-feira a sexta-feira. Informações também podem ser obtidas através do telefone (75) 3602-4585. A inscrição não garante o credenciamento. Isto porque as solicitações serão analisadas pela Secom.