terça-feira, 30 de março de 2010

Combate a Dengue


Combate a Dengue na Micareta

Em abril, de quinta-feira (15) a domingo (18), média de 60 agentes de endemias da Secretaria de Saúde vão se revezar no circuito da Micareta para desenvolver um trabalho de educação e saúde voltado para o combate a dengue.

A equipe, dividida em grupos, vai distribuir panfletos, folderes e expor cartazes, que serão colados em barracas, restaurantes e demais estabelecimentos localizados no percurso da festa.

Também como meio preventivo para manutenção da saúde pública, no que se refere a dengue, nos dias de Micareta, entre as 5 horas e 6 horas e aos finais de tarde o carro fumacê vai passar pelo trajeto da festa na avenida Presidente Dutra.

A partir do dia 1º de abril, 15 dias antes de começar a festa, o trabalho de campo desenvolvido pelos agentes de endemias será intensificado nos bairros próximos ao circuito, a exemplo do Pilão, Brasília, Capuchichos e Santa Mônica.

“Logo depois do feriado de Semana Santa, vamos fazer uma vistoria nessas localidades, independente do trabalho de rotina que já é realizado com a larvicida. Os agentes vão visitar pontos estratégicos, onde entra e sai material que pode portar o mosquito adulto com os ovos, como oficinas, ferros velhos, hotéis, motéis, Estação de Trasbordo e Rodoviária”, explica Ciro Fernandes, coordenador municipal do programa de Controle da Dengue.

O coordenador acrescenta que o período atual é de risco, devido as chuvas e ainda calor, propícios a ploriferação do mosquito Aedes aegipty. “Quando a chuva é constante é positivo porque os vasilhames que comportam as larvas transbordam. Já em dias com chuvas pausadas, como tem acontecido o risco é maior”, esclarece.

Mesmo assim, Ciro Fernandes afirma que em um comparativo com 2009, os quatro primeiros meses de 2010 estão bem menos alarmantes. Segundo dados da Secretaria de Saúde, de janeiro a março do ano passado foram notificados 1.884 casos de suspeita de dengue. Este ano, por sua vez, até dia 22 de março, o número reduziu pra 278 notificações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário