terça-feira, 30 de novembro de 2010

Sesab fecha acordo e Feira de Santana


A decisão de romper o Protocolo de Cooperação entre Entes Públicos (PCEP) firmado entre a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e o município de Feira de Santana, demitindo 104 funcionários que trabalhavam no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), foi revogada na noite de segunda-feira (29), após o encontro, em Salvador, do secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, como o prefeito de Feira de Santana, Tarcizio Pimenta. Também participaram da reunião a diretora de Programação e Desenvolvimento da Gestão Regional (Dipro), Conceição Benigno, o deputado estadual Zé Neto, o futuro secretário municipal de Saúde, Getúlio Barbosa, e a diretora do HGCA, Inalva Sapucaia.

O secretário Jorge Solla iniciou a reunião informando ao prefeito Tarcízio Pimenta que Feira de Santana, depois de Salvador, foi o município que mais recebeu investimentos do Governo do Estado na área da Saúde. Solla citou como exemplo as reformas e ampliações realizadas no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), aumentando a sua capacidade de atendimento e a qualidade do serviço prestado à população, a contratação de procedimentos cardiológicos de alta complexidade, firmado com o Hospital Dom Pedro de Alcântara e a construção do Hospital Estadual da Criança, a maior unidade hospitalar exclusivamente pediátrica do Brasil, recentemente inaugurada.

Por sua vez, o prefeito também mostrou os avanços que realizou na gestão municipal na área da saúde, melhorando a oferta de serviços e expandindo a cobertura na atenção básica. Estes investimentos, de acordo com o gestor, já ultrapassam 20% dos recursos, o que está impondo ao município dificuldades para honrar os compromissos firmados.

No final do encontro, o prefeito Tarcísio Pimenta encaminhou à Sesab um pedido de revisão do PCEP e acertou com o secretário Jorge Solla suspender as demissões e montar, imediatamente, um grupo de trabalho composto por técnicos do município e da Sesab. O objetivo desta equipe será otimizar os recursos investidos pelas duas gestões em feira de Santana, verificar a existência de sobreposição na oferta de serviços, avaliar com a direção do HGCA a utilização e o posicionamento dos recursos humanos da prefeitura alocados na unidade e melhorar as formas de controle e gerenciamento das despesas. As informações são da assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).


Foto: Sesab | A reunião aconteceu ontem (29) em Salvador

Funcionamento dos controladores


Motoristas que trafegam pelas vias de Feira de Santana onde há controladores eletrônicos de velocidade e avanço de sinal vermelho instalados devem ficar atentos ao horário de funcionamento dos equipamentos para evitar multas. Os radares funcionam 24 horas por dia e os fotossensores, das 5 às 21 horas.

De acordo com o superintendente municipal de Trânsito, Vanderval Menezes, o excesso de velocidade pode provocar acidentes a qualquer momento do dia ou da noite, principalmente em cruzamento de ruas e avenidas. A obrigação de parar em um semáforo na madrugada, por exemplo, pode expor o condutor do automóvel a uma situação de risco.

“Por isso os fotossensores não funcionam 24 horas. Para ter certeza que o aparelho não está ligado, o motorista deve observar os semáforos. Se a sinalização estiver normal, o fotossensor também estará funcionando, mas se estiver com o sinal amarelo, piscando, está desligado”, informa.

Na última semana foram instalados novos radares e fotossensores nas avenidas Maria Quitéria e Getúlio Vargas e na rua João Evangelista.