sábado, 16 de julho de 2011

60 anos - do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho

Na próxima segunda-feira, 18, comemoração do aniversário - 60 anos - do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, realizada por seus inúmeros amigos. Na programação, alvorada às 6 horas, café da manhã no Roque's Buffet às 7 horas, e missa em ação de graças na Igreja Senhor dos Passos, às 18 horas. Na terça-feira, 19, às 19 horas, a comemoração continua com celebração de culto de ação de graças, na Igreja Getsêmane, na rua Sabino Silva, Kalilândia. Em vários pontos da cidade, outdoors foram colocados, com parabéns a José Ronaldo, com a frase "Seu presente é a nossa confiança".

Sancionado Estatuto da Guarda Municipal

Um ato histórico. Assim foi definida a solenidade de assinatura do Estatuto da Guarda Civil Municipal na tarde desta sexta-feira (15), no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo. O prefeito Tarcízio Pimenta sancionou a Lei aprovada pela Câmara de Vereadores no dia 5 de julho que institui o novo plano de carreira da categoria, além de permitir que os servidores possam progredir funcionalmente.
Ao assinar o documento, o prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou a importância do Estatuto para garantir melhorias e demonstra o reconhecimento do Governo Municipal ao trabalho desenvolvido pelos guardas.
“A história vai se escrevendo na cidade. Esta é uma Guarda centenária, que precisava ter seu valor reconhecido. Esses profissionais lutaram e chegaram ao seu objetivo. Nunca a Guarda de Feira de Santana teve comandante e subcomandante do quadro interno. Hoje a realidade é outra e vamos continuar avançando em busca de mais conquistas”, declarou o prefeito.
Para o comandante da Guarda Civil Municipal, Marcos Vinícius Alves, o Estatuto representa a conquista da identidade da instituição. “Hoje, temos a certeza de que o nosso trabalho é reconhecido. Com a assinatura do Estatuto, a Guarda está sendo honrada. Vamos dar continuidade ao nosso trabalho visando garantir a segurança do cidadão feirense”, afirmou Marcos Vinícius.
As garantias previstas no documento foram pontuadas pelo secretário municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mizael Freitas. “Havia a necessidade de Feira de Santana ter a sua polícia municipal para atender às suas demandas. O Estatuto da Guarda possibilita o decreto de plano de vencimentos e de instalação do Departamento de Apoio Jurídico”, explicou.
Representando a Câmara Municipal, o vereador David Neto parabenizou o gestor municipal pela atenção dedicada à categoria. “A luta pela conquista de melhorias e pela valorização da atividade desenvolvida pela Guarda Municipal vem de muitos anos. O governo está de parabéns, assim como a corporação em especial pela atuação nos festejos juninos”, disse o vereador.
De acordo com o presidente da Associação dos Guardas Municipais, Israel Santana, a categoria deve continuar lutando por melhorias com o propósito de prestar um bom serviço à comunidade. “As ações da guarda tem ganhado destaque nacional, como a Operação Paz nas Escolas que contribui para a redução da violência nas unidades de ensino. Para dar continuidade a este trabalho vamos avançar com as conquistas contando com o apoio do prefeito”, destacou Israel Santana.
Na oportunidade, o gestor municipal reafirmou a proposta de abertura de concurso público para ampliação do efetivo. A solenidade foi prestigiada por dezenas de Guardas Municipais, familiares, profissionais da imprensa local, lideranças e comunidade. A Guarda Municipal completou 118 anos de atuação e atualmente conta com um efetivo de 188 homens.