terça-feira, 29 de novembro de 2011

Casais se preparam para dizer sim

Um misto de ansiedade e felicidade já toma conta dos 175 casais inscritos na 9ª edição do casamento coletivo, que acontece nesta sexta-feira (2), às 8 horas, na Igreja Assembleia de Deus, situada na avenida Maria Quitéria. Prova disso foi a expressiva participação dos casais na palestra sobre o matrimônio, realizada na manhã desta segunda-feira (28), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A realização do casamento coletivo faz parte do Projeto Família Cidadã, iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o Poder Judiciário. A importância do matrimônio, bem como responsabilidades dos cônjuges, foram assuntos destacados pelo diácono Gilberto Santana e pastor Paulo de Araújo.
Orientações e esclarecimentos acerca da solenidade também foram abordados pela secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio; chefe de Gabinete, Adilson Guimarães; e chefe da Divisão de Relações Institucionais, Maria Lícia da Mota, ambos da mesma pasta. “O projeto Família Cidadã tem como meta promover a integração da família aos seus direitos e deveres de cidadania”, afirmou Gerusa.
O fato de muitos dos futuros noivos já conviverem juntos e por isso já conhecerem as experiências do matrimônio, não foi o suficiente para que os inscritos no projeto desprezassem a importância do assunto. Para Inácio Nogueira, 55 anos, que convive com Helena Felícia há 30 anos, discutir sobre matrimônio é sempre importante. “Diferentemente de nós, que já temos experiência, muitos aqui ainda têm e estão dando o primeiro passo. Acredito que a palestra foi proveitosa para todos os casais, independente do relacionamento de cada um”, avaliou.
Já a futura noiva Aurenivia de Jesus, 30 anos, que convive há oito anos com Tiago Ferreira Santos, observa que o mais interessante foi ouvir as responsabilidades dos cônjuges. “Como o pastor e o diácono falaram, o homem e a mulher precisam entender e cumprir cada um com suas obrigações. O homem deve manter e cuidar da família, tratar a esposa com carinho e respeitá-la”, comentou, olhando para o companheiro. “A última palavra é sempre nossa, mas leva em conta o que diz a mulher. Ela é quem manda na verdade”, assumiu Tiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário