sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Confirmado mais um casa caso de meningite na Bahia


HEC
O Laboratório Central do Estado (Lacen) confirmou que o caso da jovem de 16 anos que deu entrada na Policlínica do Feira X, no último domingo (18), trata-se mesmo de meningite meningocócica. A confirmação foi enviada pelo Lacen na tarde de terça-feira (20) e, de imediato, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), realizou todas as medidas com uso de medicamentos (quimioprofilaxia) para prevenir as pessoas que tiveram contato com a paciente.
A jovem encontra-se internada no Hospital Estadual da Criança e apresenta quadro estável. Alguns familiares, amigos e profissionais de saúde da policlínica foram submetidos à quiomioprofilaxia, feita com uso de antibióticos que garantem a quebra de transmissão da doença. Conforme explica a chefe da Viep, Janice Estrela, todas as medidas foram adotadas adequadamente pela equipe da Viep em tempo hábil.
“Assim que recebemos o resultado laboratorial, iniciamos a busca ativa das pessoas que tiveram um maior contato com a jovem. Técnicos da Viep continuam monitorando o caso, atentos a qualquer sintoma que possa ser apresentado por uma das pessoas mais próximas a paciente. A medida contribui para um diagnóstico precoce e favorece o tratamento da doença, que pode evoluir para cura e não deixar seqüelas”, salienta.
Com a confirmação do Lacen, o número de casos de meningite de todas as etiologias (viral, bacteriana e fúngica) registrados em Feira de Santana sobe para 18. Ainda assim, observa Janice Estrela, o total de caso continua sendo menor do que os registrados nos anos anteriores – 33 em 2009 e 35 em 2010.
“A população não precisa ficar desesperada, pois Feira não enfrenta surto da doença. Percebemos que alguns casos registrados estão relacionados à participação das vítimas em festas, que concentram uma grande aglomeração de pessoas. Mas a Viep tem atuado de forma satisfatória no monitoramento dos casos e na quebra da cadeia de transmissão da meningite, evitando assim que outros munícipes se tornem vítimas da doença”, ressalta.
Ela lembra que duas vacinas são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para garantir a imunização de crianças menores de dois anos. “Os pais e responsáveis por crianças incluídas nesta faixa etária podem encontrar as vacinas nas unidades de saúde do município e assim atualizar o cartão vacinal delas”, pontua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário