quinta-feira, 3 de junho de 2010

Peti incentiva esporte e culturaProjetos foram apresentados durante coletiva


O prefeito Tarcízio Pimenta apresentou, no final da tarde desta quarta-feira (02), os projetos ComPeti e Peti Cultural, voltados para a transformação da vida de crianças e adolescentes, entre sete e 16 anos, através da prática de esportes e da preservação da identidade cultural local. A solenidade foi realizada na Sala de Imprensa Arnold Silva, no Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf).
O ComPeti é um projeto esportivo. Acontece todas as terças-feiras e quintas-feiras, no Feira Tênis Clube (FTC) e no Complexo Esportivo Oyama Pinto da Silva. Oferece as modalidades de atletismo, futebol, futsal, vôlei, basquete, handebol e natação, além dos jogos populares, como baleado, cabo de guerra, dama, golzinho, dominó, Uno Um, gude, bambolê e pula corda. Envolve 1.043 crianças, em 17 núcleos (nove da zona urbana e oito da zona rural).
Para as crianças são garantidos o lanche, transporte e fardamento. Profissionais da Faculdade Nobre (FAN) também dão suporte ao projeto, através de parceria. Vai resultar na promoção do 1º Jogos Olímpicos do Peti, programado para o período de 15 a 18 de dezembro, no FTC e no Complexo Oyama Pinto.
Já o Peti Cultural, desenvolvido todas as segundas-feiras, terças-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras, conta com 428 crianças, todas de oito núcleos da zona rural. Envolve a oferta de aulas de música, reunindo canto e coral, violão e outros instrumentos musicais, percussão, expressão corporal. Visa resgatar os valores e identidade cultural, para que as crianças não percam a identidade cultural local. As aulas são ministradas na zona rural, nos oito núcleos rurais do Peti.
O prefeito Tarcízio Pimenta destacou a importância dos investimentos na área social com as atenções voltadas para as crianças e adolescentes visando evitar que elas sejam expostas a situação de risco, ficando nas ruas. “Esses dois programas visam justamente alcançar essas pessoas, muitas vezes entusiasmadas, com vontade de conhecer uma série de experiências boas. E a gente oferta para eles a oportunidade de experiências sadias, de experimentar seus dotes artísticos, ter vida saudável e praticar esportes”, frisou.
O cantor Gilsan parabenizou o prefeito Tarcízio Pimenta pelos investimentos. “Acredito que através da arte pode educar e reeducar. Discriminação é falta de cidadania”, afirmou.
Já o cantor Dionorina considerou gratificante a preocupação do gestor público com crianças de famílias carentes. “Esse projeto tem preocupação com a educação. A escola instrui, mas quem educa é o esporte, a arte e a cultura”, frisou.
Durante a solenidade também estiveram presentes o secretário de Comunicação Social, Edson Borges; e os vereadores Luiz Augusto de Jesus e Sebastião Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário