segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Combate contínuo ao aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão Vigilância Epidemiológica (Divep), está realizando um trabalho contínuo de combate ao aedes aegypti, agente transmissor da dengue. Porém, 90% dos focos encontrados neste ano foram localizados dentro das residências.

O coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue, Ciro Fernandes, explica porque esta situação tem ocorrido. “As pessoas não cultivam mais plantas dentro da água em suas residências, mas em compensação não tem os devidos cuidados com lages e calhas de telhados, pontos em que mais encontramos focos devido ao acúmulo de água da chuva”, destaca.

A arquitetura das residências também são fatores que dificultam a ação dos Agentes de Endemias. “Existem casas em que o reservatório de água fica muito alto ou então a própria fachada da residência dificulta o acesso a lage”, salienta o coordenador.

O secretário municipal de Saúde, Rafael Pinto Cordeiro, lembra que todo o cuidado da população é necessário no combate ao mosquito. “Os cuidados devem ser tomados na eliminação dos possíveis reservatórios de água que estão no nível do solo, como garrafas deixadas com a boca virada para cima em locais descobertos, e também na cobertura dos locais que se encontram em pontos altos, como as caixas d’água”, comenta.

Na busca de intensificar as ações contra o mosquito, no dias 25 e 26 de novembro Feira de Santana recebeu integrantes da Fundação Luis Eduardo Magalhães, responsável pela campanha de “Mobilização Social Para a Prevenção e o Controle da Dengue”. Durante a visita foram elaboradas as estratégias que serão desenvolvidas durante o verão, período em que há um aumento natural do número de focos da doença por conta das condições climáticas favoráveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário