quinta-feira, 12 de abril de 2012

São Paulo 5 x 2 Bahia de Feira

Tudo era festa no Joia da Princesa na noite desta quarta-feira (11). Com mais de 15 mil torcedores, a praça esportiva fez jus a altura do jogo e o time que veio atuar na cidade: o São Paulo, hexacampeão brasileiro, tri Mundial e da Libertadores.
Do outro lado, o anfitrião Bahia de Feira, o qual a mídia nacional teve a oportunidade de conhecer o campeão baiano de 2011. O Tremendão até que lutou, não esmoreceu, mas a qualidade técnica do time do São Paulo não deixou dúvidas de que seria difícil o time baiano passar pela equipe paulista. 
 
O São Paulo sobrou em campo, venceu as dificuldades de um gramado que até estava em condições melhores, se comparar com as partidas do Campeonato Baiano, e aplicou uma sonora goleada nos comandados de Arnaldo Lira, eliminando a partida de volta, após um 5 a 2 “quase” indiscutível. Agora o time da terra da garoa espera o vencedor de Ponte Preta e Atlético Goianiense. 
 
GOL IRREGULAR, PÊNALTI QUESTIONÁVEL E EXPULSÃO – O São Paulo começou a partida mostrando que veio a Feira de Santana não só para lotar o Joia, mas para eliminar o jogo de volta e encontrar uma folga no calendário de jogos do time. Logo aos quarenta segundos de jogo, o atacante Luis Fabiano dividiu a bola com o arqueiro Dionatan, que ficou com redonda.
 
O Bahia de Feira apertou a marcação no inicio da partida e não deixou o São Paulo dominar as ações do jogo, com isso o equilíbrio foi a tônica dos primeiros cinco minutos, com os times se estudando e se estranhando em campo, tanto que aos 4 minutos Rayllan se desentendeu com o astro Lucas e trocou tapas e palavras poucos amigáveis com o selecionável. Resultado: cartão amarelo para os dois.
 
Porém com a bola rolando, o São Paulo aproveitou a maior posse de bola para arriscar-se no ataque. De tanto tentar, aos 9 minutos, em jogada de bola parada, Jadson cobrou a falta e o zagueirão Rhodolfo, em posição irregular, subiu mais que todo mundo para marcar 1 a 0 para o tricolor paulista.
 
O time da casa não se incomodou e se lançou ao ataque respondendo bem ao gol do adversário. O Bahia de Feira por pouco não cedeu mais um gol para os visitantes: saída errada da defesa e a bola ficou com Luis Fabiano, que chutou com perigo, aos 15 da primeira etapa.
 
Percebendo a fragilidade no setor esquerdo da defesa, Lira sacou aos 21 o lateral esquerdo Edson e colocou Jonnathann. O empate do Bahia de Feira saiu justamente pela esquerda do ataque: João Neto recebeu a bola na área e cruzou para trás: Carlinhos disputou o lance e empurrou para as redes, igualando o marcador no Joia, aos 30 minutos.
 
Mas nem deu tempo para comemoração: dois minutos depois, o meia Cícero lançou Luis Fabiano que disparou e foi parado pelo goleiro Dionatan. O árbitro entendeu que foi pênalti e ainda expulsou o arqueiro. O experiente meia Jackson, que levou amarelo por reclamação, saiu do time e deu lugar para Felipe, que assumiu a meta do time feirense. Na cobrança, o Fabuloso marcou o gol que deu novamente a vantagem para o São Paulo. 
 
O resultado no momento interessava o time paulista que não deixou o Bahia de Feira crescer no jogo, apesar de aos 37, Rayllan tentar de fora da área, mas bola passou por cima do gol defendido por Dênis. No fim do primeiro tempo, o São Paulo ainda perdeu Fernandinho, que sentiu a coxa. 
 
DOMÍNIO PAULISTA – Para o segundo tempo, o técnico Emerson Leão logo sacou Fernandinho e colocou Osvaldo, outro veloz jogador, que deu muito trabalho a defesa do Bahia de Feira, que voltou outro time para a etapa, arriscando mais e pressionando o São Paulo, que também respondia. 
 
Mesmo assim o time feirense voltou a cometer os erros do primeiro tempo e em mais uma saída errada do setor defensivo, Menezes tocou mal e Lucas ficou com a bola, obrigando a Rogério fazer a falta, o que resultou no cartão amarelo. Aos 8, o Bahia assustou com uma jogada individual de João Neto, que da entrada da área chutou forte, mas Denis fez boa defesa. 
 
A resposta do time visitante veio com Lucas, que provou o poder de decisão e arrancou, costurou a zaga do Tremendão, até que Paulo Paraíba cometeu pênalti no meia tricolor. Luis Fabiano foi para a cobrança e ampliou o placar para o São Paulo, aos 13 minutos, marcando o sexto gol na Copa do Brasil e se isolando na artilharia. O resultado eliminava a partida de volta. Após o gol, Lira queimou a última substituição e colocou o jovem Zé Roberto no lugar de Carlinhos. 
 
O terceiro gol do São Paulo desanimou o Bahia de Feira, que era melhor em campo e não voltou a ter o mesmo ritmo do inicio do segundo tempo, porém não deixou de assustar o time adversário. Em cobrança rasteira de falta do meia Rayllan, Zé Roberto encontrou um espaço e chutou no ângulo, para a defesa do arqueiro paulista. 
 
João Neto também tentou furar o bloqueio do Tricolor, chegou a invadir a área, caiu, pediu pênalti, mas o árbitro só marcou escanteio. Nesse momento, Leão colocou sangue novo na equipe e mexeu basicamente no meio-campo, colocando Maicon no lugar de Jadson e Casemiro na vaga de Denílson. E o resultado veio rápido: Luis Fabiano foi acionado no ataque, fez o pivô, limpando a zaga e servindo Maicon, que chutou livre para gol, iniciando a goleada, aos 33 minutos.
 
Quando a torcida do Bahia de Feira já saía do estádio, eis que o zagueiro Paulo Miranda cometeu um pênalti em Zé Roberto, aos 37 minutos. João Neto foi para a cobrança e converteu a penalidade. Na sequencia, o São Paulo perdeu um gol feito, com Luis Fabiano chutando para fora com a meta vazia. 
 
Só que o São Paulo ainda guardava mais. Mesmo precisando de um gol para levar a decisão para o jogo de volta, o Bahia de Feira não encontrou o gás necessário, enquanto o tricolor paulista, aos 40, marcava o quinto com Osvaldo, que contou com desvio de Paulo Paraíba e falha o goleiro Felipe, para encerrar a contagem no marcador do Joia da Princesa em 5 a 2.
 
Para o Bahia de Feira é pensar no Campeonato Baiano, quando tem uma importante partida contra o Juazeiro em casa no próximo domingo. Já o São Paulo vai enfrentar a Linense pelo Paulistão e aguardará o próximo adversário na Copa do Brasil. 
 
FICHA TÉCNICA
 
BAHIA DE FEIRA 2 X 5 SÃO PAULO
 
Local: Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana (BA) 
 
Data: 11 de abril de 2012
 
Horário: 21h50 
 
Público: 15.834 pagantes
 
Renda: R$ 650.040,00
 
Árbitro: Marcos André Gomes da Penha (ES) 
 
Assistentes: Carlos Titara da Rocha (AL) e Leonardo Mendonça (ES) 
 
Cartões amarelos: Raylan, Jackson, Paulo Paraíba e Rogério (Bahia de Feira); Lucas e Paulo Miranda (São Paulo)
 
Cartão vermelho: Dionantan (Bahia de Feira)
 
Gols:  BAHIA DE FEIRA: Carlinhos, aos 29 minutos do primeiro tempo; João Neto (pênalti), aos 39 minutos do segundo tempo. SÃO PAULO: Rhodolfo, aos nove, e Luis Fabiano (pênalti), aos 35 minutos do primeiro tempo; Luis Fabiano (pênalti), aos 13, Maicon, aos 33, e Osvaldo, aos 42 minutos do segundo tempo
 
BAHIA DE FEIRA: Dionantan; Tiago Granja, Paulo Paraíba, Menezes e Edson (Jonnathan); Carlos, Rogério, Jackson (Filipe) e Raylan; Carlinhos (Zé Roberto) e João Neto. Téc.: Arnaldo Lira.
 
SÃO PAULO: Denis; Piris, Paulo Miranda, Rhodolfo e Cortez; Denilson (Casemiro), Cícero e Jadson (Maicon); Lucas, Fernandinho (Osvaldo) e Luis Fabiano. Téc.: Emerson Leão.
 
(Por Hamurabi Dias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário